Tabela de conteúdos

Bibliografia recomendada

Não parece existir uma referência única que se adeque à proposta deste curso. Por isso, não seguiremos um único texto. Abaixo descrevo as referências mais úteis, algumas das quais são em inglês. A maioria está disponível na biblioteca do IF-UFF. Quando isto não for o caso, ou quando houver poucas cópias, procurarei deixar cópias das partes relevantes na xerox da Geociências, e/ou em forma eletrônica (acessível apenas após login).

Recém-publicado nos EUA (2010), parece ser a referência mais próxima ao espírito deste curso, com uma apresentação clara e sem muitos detalhes desnecessários, tanto da teoria básica como de aplicações de interesse geral, e enfatizando resultados experimentais recentes ao invés da sequência histórica do desenvolvimento da MQ. Segue porém uma sequência mais convencional na apresentação dos tópicos, sem antecipar a discussão de spin, como prefiro fazer nesse curso. Muitos exercícios.

Escrito por professores da UFRJ, é a referência em português com nível mais próximo ao que cobriremos em parte deste curso. Porém, ainda enfatiza certos aspectos calculacionais e deixa de fora discussões qualitativas que abordaremos. Também deixa de cobrir temas como spin e aplicações.

Recém-traduzido para o português, trata-se de um clássico, inspirado e motivante, escrito por um dos maiores praticantes da mecânica quântica; leitura indispensável para qualquer físico. A forma de apresentação e a ordem dos temas são muitas vezes bastante diferentes (e por vezes mais avançadas) do que iremos fazer. Recomendado como texto complementar.

Não é um livro-texto, nem ensina a fazer cálculos, nem cobre aplicações da MQ, mas é talvez a melhor introdução para leigos dos conceitos da mecânica quântica que eu já tenha visto. Escrito num estilo leve, como uma longa conversa entre o autor e o leitor, se baseia na análise cuidadosa de um série de experimentos simples e já realizados na prática (a maioria usando óptica), os quais levam inexoravelmente ao coração da “estranheza” da mecânica quântica. Aborda desde assuntos que veremos logo nas primeiras aulas, até temas mais avançados, como as experiências para testar a desigualdade de Bell, os quais talvez não teremos tempo para abordar.

Uma introdução curta, mas séria, aos conceitos fundamentais da Mecânica Quântica, em especial o de amplitudes, escrita para um público-alvo de não-cientistas. Mesmo sem usar quase nenhuma matemática, o tratamento é correto e cuidadoso, num espírito bastante semelhante ao almejado para este curso. Há muitos, bons, exercícios simples. O autor se baseia no experimento de Stern-Gerlach como um fio condutor. Porém, apresenta uma discussão apenas rudimentar de MQ de uma partícula em movimento, e nenhuma de aplicações à física atômica/molecular/estado sólido, muito menos aplicações práticas. Não disponível na biblioteca (deixarei uma cópia do meu exemplar na xerox da Geociências)

Embora um pouco velho (é dos anos 70), é um ótimo texto que enfatiza a formação da intuição física e o pensamento qualitativo, com descrições detalhadas de experimentos. Algumas aulas serão baseadas em trechos dele.

Os capítulos 7,8,9 e 10 contém material relevante para o nosso curso. Os tópicos são discutidos de forma introdutória (abaixo do nível deste curso) mas extremamente clara, enfatizando os conceitos matemáticos que são centrais em discussões mais avançadas.

Faz um excelente par com o livro do Feynman como fonte de inspiração, forte na formação de intuição física a respeito dos fenômenos quânticos.

Um livro mais conceitual, escrito por um filósofo da ciência, discute de forma mais aprofundada questões levantadas nas primeiras aulas. Útil mas não suficiente para todo o curso.

Referências para o curso do bacharelado

Essas são referências-padrão para o curso usual de MQ1 (do bacharelado). O nível de complexidade matemática, especialmente no livro do Cohen-Tannoudji, é mais alto do que almejamos neste curso. Mesmo assim, valem uma olhada.

Onde Encontrar

Para quem não se importa de ler na tela do micro, existem atualmente serviços como o Google books e o “Search inside the book” da Amazon.com, os quais permitem visualizar e realizar buscas nos textos de livros, inclusive muitos dos acima. Embora nâo permitam ver o livro todo, já podem quebrar um bom galho em caso de necessidade. Aqueles que souberem onde procurar podem também encontrar arquivos digitais de alguns desse livros na internet.

Para quem quiser comprar livros em inglês, sugiro olhar em sites como www.bookfinder.com ou www.abebooks.com. Muitas vezes é possível encontrar exemplares usados, em ótimo estado, por cerca de metade do preço de um novo.